Filters

Categories

logo

Porque o motor ferve?

O motor do carro pode esquentar demais por vários motivos. Os principais são: problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda do líquido de arrefecimento que, geralmente, é causado por vazamentos na mangueira ou no radiador.

Para evitar que isso aconteça, é importante você sempre fazer uma revisão no seu carro. As revisões periódicas podem identificar problemas no carro que, consertadas com antecedência, podem evitar acidentes e panes.

Como saber se meu carro está esquentando?

A maioria dos carros tem dois sistemas para avisar que o motor está a ponto de ferver: o ponteiro de temperatura, que indica qual a temperatura do motor no momento, e uma luz vermelha com símbolo de termômetro, que acende quando a água do radiador está quente demais.

Caso você não se atentar a esse sistema, a coisa pode ficar mais grave. Se você não perceber antes que o carro está esquentando, pode começar a sair fumaça do motor. E aí é hora de parar na hora e chamar um especialista!

O carro ferveu, e agora?

Pare o carro!

Não é indicado andar com o motor muito quente: a qualquer momento ele pode causar um incêndio no veículo. Então, assim que conseguir, estacione o carro em um lugar seguro.

Ligue o ar quente

Se perceber que o motor está esquentando e não conseguir estacionar imediatamente, ligue o ar quente na máxima potência. Parece não fazer sentido né? Mas faz. O ar quente irá ajudar a drenar o calor do motor e te dará um pouco mais de tempo para encontrar um lugar seguro para estacionar. Mas cuidado: esse ‘truque’ não vale se o carro estiver no nível máximo de aquecimento.

Conseguiu estacionar?

Então agora você deve levantar o capô do carro para ver como está a situação do motor e ajudar a esfriá-lo. Porém, não faça isso se estiver saindo fumaça do carro, nesse caso espere ele esfriar sem abrir o capô. E nunca, jamais, em nenhuma circunstância tenha a ideia de abrir a tampa do radiador. Isso não ajudará em nada e te dará graves queimaduras. Então, não faça isso.

Água fria não

Colocar água fria no motor superquente também não é uma boa ideia. A mudança brusca de temperatura pode danificar o motor. E os gastos com isso serão altos depois.

Ligue para a seguradora

O indicado é esperar o motor esfriar e chamar um  reboque para seu carro para a oficina mais próxima.

No mecânico, a causa do superaquecimento do carro será diagnosticada e logo o conserto será feito. Caso seja um problema mais sério no motor, você precisará trocar a peça.

Compartilhar isso